Foto de uma mulher com malha de tricot bege, sentada, meditando no meio da Floresta. na frete dela há 2 pequenas fogueiras de cada lado. A foto ilustra o artigo "O Neoxamanismo e o auge do xamanismo psicodélico" do site Ori Mystyco.

O Neoxamanismo e o auge do xamanismo psicodélico

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Origens do Neoxamanismo

Nas últimas décadas, o Xamanismo saltou sobre as barreiras da estrutura puramente nativa para se tornar um conjunto diversificado de práticas que está cada vez mais presente na sociedade ocidental. Assim, certas práticas e elementos rituais, bem como um conceito de vida alternativa e natural, estão se espalhando por todo o planeta, dando origem a um novo paradigma: o Neoxamanismo.

O Neoxamanismo é uma tendência crescente que teve início nos anos sessenta do século passado, quando o movimento hippie promoveu a idéia de buscar contato direto com o transcendente e simultaneamente quando alguns antropólogos estudaram com certos Xamãs indígenas, tornando-se seus aprendizes, na tentativa de assimilar em primeira mão os sistemas ancestrais xamânicos, afastando-se do ponto de vista teórico e contos de seus ancestrais. Exemplos destacados são o trabalho de Michael Harner sobre os nativos do Alto Amazonas ou as contribuições de Peter Furst e Barbara Myerhoff sobre os Xamãs mexicanos.

Dessa maneira, o retorno ao simples e natural, a um modo alternativo de viver ou a encontrar uma nova forma de espiritualidade, ganhou novo ímpeto no Neoxamanismo. Esta mistura de costumes ancestrais espirituais e de cura, ao longo do tempo, também foi misturada com certas pseudoterapias da “Nova Era”, esoterismo ou mesmo elementos da magia do caos, criando uma grande variedade de correntes e escolas com uma grande número de seguidores, que por sua vez também geraram um grande número de detratores.

Xamanismo na sociedade de hoje

Imagem de uma mulher em pé no meio de uma floresta. Em volta da mulher pode-se ver uma luz dourada representando a energia del. A foto ilustra o artigo "O Neoxamanismo e o auge do xamanismo psicodélico" do site Ori Mystyco.

Um fator que explica o retorno do Xamanismo é o crescente desenvolvimento de abordagens holísticas da saúde que usam métodos que eram amplamente conhecidos na prática tradicional e tribal no passado. O Nexamanismo incorpora grande parte desse conhecimento antigo e está recebendo crescente atenção daqueles que buscam novas soluções para os problemas de saúde, independentemente de sua natureza, seja física, emocional, mental ou espiritual.

Também devemos considerar que a ampla disseminação do Neoxamanismo se encontra no foco espiritual da ecologia. Neste momento de crise ambiental global, o Xamanismo fornece algo que falta ao nosso modo de vida antropocêntrico: conexão e respeito com o resto dos seres que habitam a Terra, bem como com o próprio planeta.

Xamanismo psicodélico

Mas se algo caracteriza fundamentalmente o Xamã, é que ele adquire seu conhecimento através da expansão da consciência, ou o que equivale à mesma coisa, através do transe. Mircea Eliade, em seu clássico estudo sobre Xamanismo, Xamanismo e técnicas arcaicas de ecstasy, define-o como o “mestre das técnicas de ecstasy”, uma vez que é através da metodologia do transe ou do êxtase que o Xamã se torna um homem do conhecimento. O Xamã é um mediador entre o desconhecido e o conhecido, entre o Céu e a Terra, entre o sagrado e o profano.

O Neoxamanismo se baseia no Xamanismo para elaborar uma concepção mais ampla e atualizada da realidade e do ser humano, mesclando elementos de diferentes culturas. Nesse sentido, a mais difundida atualmente é a incorporação de plantas sagradas/ervas de poder ou psicodélicas para alcançar o êxtase xamânico, tornando-as o núcleo central de suas práticas.

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Podemos descobrir que certas plantas sagradas/ervas de poder psicoterapêuticas atuais são usadas como ayahuasca, os cogumelos sagrados ou iboga para tratar de seus propósitos terapêuticos. E, embora haja quem tente desvalorizar o Neoxamanismo, a verdade é que essas práticas estão mostrando que funcionam muito bem no trabalho psicoterapêutico transpessoal, ajudando muitas pessoas a se aprofundarem. Pode-se notar apenas que essas práticas Neoxamânicas devem ser usadas com integridade, respeito e práxis ética. Faço esse comentário porque esse Neoxamanismo está na “terra de ninguém”, alguns até o tornaram um modismo, por isso acaba sendo um terreno fértil para vigaristas sempre prontos para enganar pessoas que são muito ingênuas, sem noção e psiconautas despreparados.

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